domingo

you are the newsmaker!

já foi o tempo em que o botão tinha três únicas funções: ligar, desligar e mudar de canal. as máquinas de hoje tem teclas com multi-ações. mas não só os televisores [principalmente os pacotes de canais fechados] e seu super-controles anatômicos e cheios de teclas inovaram. chegamos a era da informação e à invenção do computador. desde então, o jornalismo ganhou um mouse com dois botões coringas e o antigo teclado da máquina de escrever cheio de aprimoramentos: muito mais leve, dinâmico e com backspace! esta facilidade técnica permitiu uma relação simbiótica entre homem-máquina. e a máquina está cada vez mais viva! o jornalismo na web também...

o leitor de web opina notícias, não mais com o vizinho de bairro, mas com todos os outros leitores dela. e além da ferramenta comentários e de fóruns de discussão [o DEBATE Época], é possível participar de chats, trocar e-mails com jornalistas, enviar vídeos, fotos e até acrescentar informações à própria notícia [vide os sites de informação no formato da wikipédia e desciclopédia, por exemplo]. como amplia Lemos e Mielniczuk, trata-se de uma multi-interatividade, que perpassa relações com a máquina, com a própria publicação e outras pessoas – autores ou outros leitores.

e por que não o simples hiperkink ser visto como mola da interatividade? o leitor de hoje escolhe o que exibir, até onde ler, a que se expor através do hipertexto. prova disso é o webjornal The Falling Times. nele, as notícias viram arroz de festa e caem sem parar subvertendo o modelo de chamadas de capa, sessões ou submenus. o sorriso de Hillary escorre pelo cantinho da tela enquanto uma vaquinha gira sem parar e opa! Bento XVI cai ao mesmo tempo em que dois ícones fazem sexo! a estratégia é que cada ícone leve a uma notícia, algo que faria Peirce morrer de inveja! a desordem gráfica leva a uma não-hierarquia dos textos. para completar, o The Falling conta com a opção Participate, onde os leitores podem inserir uma notícia e vincular a uma palavra-chave que, caso já tenha predefinido, gera um ícone na página principal. “You are creating the news”, dizem os editores. “You are the newsmaker”!

Nenhum comentário:

os bares de salvador...

como você cura um porre?